Será vidro, será plástico… Não, é madeira transparente!

Não, não é ficção científica! Um grupo de investigadores do Real Instituto de Tecnologia Sueco, inventou o que poucos sonharam ser possível – madeira transparente.

Mas como é que conseguem transformar um tronco de madeira num objeto transparente? Através de um processo químico, é removido um componente próprio das células da madeira que se chama lignina. Quando se retira este elemento, a madeira fica branca e porosa e só depois de se adicionar uma substância transparente é que se consegue obter o aspeto final.

Estas manipulações foram feitas a um nível da nano-escala (muito pequenino!) e o resultado obtido foi uma lâmina fina de madeira que pode iniciar uma mudança em várias indústrias, já que este novo material desenvolvido pode ser um substituto do vidro. Até já se prevê que os custos de produção de janelas, fachadas ou até mesmo painéis solares possa diminuir bastante com o uso deste material.

E num futuro próximo, em vez de olharmos pelo vidro de uma janela será que vamos começar a olhar através de janelas de madeira transparente?

 

madeira_transparente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *