Dia Mundial da Ciência

Cientista, hoje celebramos o Dia Mundial da Ciência!  Sabes porque é que a Ciência é importante na nossa vida? Continua a ler!

Porque é que a Ciência é importante na nossa vida?

Cientista, como sabes vivemos rodeados de ciência porque directa ou indirectamente tudo o que existe hoje em dia foi conseguido através do uso da ciência. Por este motivo, esta tem um papel fundamental para o desenvolvimento de diversos os sectores!

A investigação e o desenvolvimento cientifico são áreas muito importantes, pois é através destas que, por exemplo, conseguimos desenvolver medicamentos e tratamentos para doenças que há 50 anos atrás pocura. Contudo, é aplicada em muitas mais áreas, tais como, a construção civil, desenvolvimento tecnológico, telecomunicações, aeronáutica, entre outras.

Com os brinquedos científicos da Science4you, consegues compreender como é que a ciência está aplicada aos materiais. Por exemplo, com a Fábrica dos Batons, aprendes como ocorrem as mudanças de estado das matérias que os constituem. Descobres como as ceras passam do estado sólido para o estado líquido com o aumento da temperatura e que a esta mudança de estado físico damos o nome de Fusão!

Em 2016 a investigadora portuguesa Marta Entradas recebeu o prémio europeu para jovens investigadores, atribuído pela Associação Europeia para a Promoção da Ciência e da Tecnologia.

Porque celebramos o Dia Mundial da Ciência?

O principal objectivo deste dia é o de engrandecer o papel da ciência para o desenvolvimento humano, bem como destacar os grandes nomes da ciência, colocar desafios para o futuro e promover o gosto pela ciência nas gerações mais novas.

Neste dia realizam-se várias atividades, sobretudo nas escolas, onde se tenta despertar o interesse na ciência nos alunos, com a realização de experiências, a exibição de filmes sobre cientistas famosos, a realização de trabalhos de grupo, etc.

Em novembro celebra-se ainda o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento promovida pela UNESCO.

O que é a Ciência?

Esta palavra deriva do latim scientia, e significa “conhecimento” ou “saber”.
A Ciência representa todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseando em princípios previamente estudados. Em geral, a ciência integra vários conjuntos de saberes dos quais são elaboradas teorias baseadas nos seus próprios métodos científicos.

 

Os principais benefícios do estudo de Ciências para o desenvolvimento infantil:

  • Ensina a pensar
  • Ajuda a compreender o mundo
  • Desenvolve o raciocínio
  • Explica os fenómenos da natureza
  • Consciencializa sobre a importância da preservação
  • Torna a vida mais interessante
  • Estimula a criatividade
  • Incentiva o prazer em descobrir
  • Mostra as mudanças por que passamos

 

 O que os Cientistas disseram:
  • “Existe uma coisa que uma longa existência me ensinou: toda a nossa ciência, comparada à realidade, é primitiva e inocente; e, portanto, é o que temos de mais valioso.” Albert Einstein
  • “O fim da ciência não é abrir a porta ao saber eterno, mas sim colocar limites ao erro eterno”. Galileu
  • “Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro”, disse um dia Albert Einstein
  • “A ciência explica a natureza e cria novos mundos que não percebemos com nossos sentidos”. Marcelo Gleiser

 

Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *