Sabes o que é o Dia da Restauração da Independência?

Cientista, sabes o que é o Dia da Restauração da Independência? E o porquê de ser feriado neste dia?

 

Dia da Restauração da Independência

A Restauração da Independência, ou Primeiro de Dezembro, é a data em que se assinala a recuperação da independência nacional face a Espanha em 1640.

Como sabes, durante cerca de 60 anos, no chamado período do ‘’Domínio Filipino’’,  o Rei de Espanha era simultaneamente o Rei de Portugal.

Este ocupou o nosso país e oprimiu-o, fazendo com que mais tarde o duque de Bragança se tornasse o Rei de Portugal como D. João IV, iniciando assim a IV Dinastia – a Dinastia de Bragança. Em Portugal o dia 1 de Dezembro é assinalado com um feriado nacional de forma a  comemorar este feito.

 

Mas porque é Feriado?

Cientista, como sabes dia 1 de Dezembro é feriado, mas porquê?

Em Portugal, a primeira comemoração oficial da Restauração da Independência foi em 1823 no Picadeiro Real do Palácio de Belém, o actual Museu Nacional dos Coches, com a ilustre presença de D. João VI. Porém o acontecimento não se deu no dia 1 de Dezembro, mas no dia 3.

Foi dado um baile no Palácio, como forma de celebrar este dia. Para esta cerimónia foram convidados embaixadores estrangeiros, oficiais da Marinha e do Exército, bem como pessoas ilustres da Capital e de todas as jerarquias.

 

Sabias que o dia 1 de Dezembro é feriado desde a segunda metade do século XIX?

É o feriado civil mais antigo, tendo sobrevivido à Primeira República, ao Estado Novo e à chegada da democracia.

É costume comemorar-se este feriado na Praça dos Restauradores, em Lisboa com honras de Estado onde também se comemora o Dia da Bandeira.

Science4you

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *