Dia Mundial do Beijo – Como se cumprimenta pelo Mundo?

Hoje é o Dia Mundial do Beijo!

Beijar alguém tornou-se numa prática muito comum ao longo dos anos e que serve como forma de cumprimento ou como sinal de afecto, amizade, amor e desejo. A forma como beijamos varia, portanto, consoante o que queremos expressar.

Beijo”, “beijinho”, “beijoca”… Existem diversos tipos de beijos com diferentes significados! Desde os beijinhos que usamos numa despedida habitual (oral ou escrita); o beijinho dos esquimós (que consiste em esfregar os narizes um no outro, simultaneamente, da esquerda para a direita ou ao contrário), ou ainda os famosos beijos apaixonados que vemos nos filmes!

Acredita-se que a primeira vez que se celebrou esta data foi a 13 de abril de 1882.

 

Mas porque será que as pessoas se beijam? Haverá uma explicação científica?

Os cientistas afirmam que o acto de beijar é algo muito mais complexo do que se possa imaginar! Surge assim, a ciência que estuda o beijo: Filematologia.

Segundo estudos e investigações, o beijo pode ter surgido de beijar-alimentação, que consiste numa troca de alimentos boca a boca – uma prática da pré-história! As mães alimentavam os seus filhos, mastigando os alimentos primeiramente, de forma a facilitar aos pequenos, a digestão dos alimentos e a absorção de nutrientes. Nos dias de hoje, as aves são seres que mantêm a prática com este propósito, depositando a comida no bico das suas crias, com o próprio bico.

Em algumas tribos, esta prática é ainda utilizada!

 

Como se cumprimentam as pessoas pelo mundo…

Como já referimos, o beijo serve como forma de cumprimento. Será que em todos os países se cumprimenta com um beijinho em cada face, como em Portugal? Vamos ver alguns exemplos! Agarra no Globo Terrestre da Science4you e vem viajar connosco pelo mundo fora!

 

EUROPEUS

Na Europa, o costume é dar beijos na face, para além do aperto de mão que é também um dos mais comuns e antigo. Mas a forma como se dá o beijo varia de acordo com o país. Na Alemanha, o costume é dar um beijo no lado esquerdo do rosto. Já os holandeses parecem ser mais beijoqueiros e cumprimentam os amigos com três beijos. O mesmo acontece em França.

 

CHINA

Antigamente, o costume era cumprimentarem-se apertando as próprias mãos. Pode parecer estranho, mas, naquela altura, as febres e as epidemias eram frequentes e esta era a melhor forma de evitar o contágio.

Atualmente, os chineses cumprimentam-se apertando as mãos. Por vezes, os homens batem no ombro um do outro. Este é um gesto muito amigável, transmitindo o sentimento de que a pessoa considera a outra um bom amigo.

 

NOVA GUINÉ

Quando uma pessoa se ia embora, os nativos da Nova Guiné choravam e cobriam-se de lama.

 

QUÉNIA

Os Massai, um povo que vive no Sul do Quénia, saúdam os seus visitantes com uma dança típica chamada “Adamu”, onde os homens pulam alto enquanto fazem um som grave com a boca.

 

POLINÉSIA

Em Tuvalu, na Polinésia, o cumprimento consiste em encostar uma bochecha na outra e, em seguida, cheirar profundamente o pescoço.

 

MAORI

Os Maori são o povo nativo da Nova Zelândia. O cumprimento deste povo consiste em pressionar o nariz e a testa em simultâneo em direção à outra pessoa. Acredita-se que esta tradição surgiu dos deuses da cultura Maori e possui o significado de “respirar a vida”.

 

FILIPINAS

Os mais novos devem mostrar o seu respeito cumprimentando os mais velhos. Para os cumprimentar, os jovens devem segurar a mão direita e fazer uma pequena vénia.

 

TIBETE

A forma de cumprimento dos tibetanos é muito peculiar e engraçada. Os tibetanos mostram brevemente a língua em sinal de respeito e de amizade. Esta tradição curiosa começou no século IX, com um rei maligno conhecido como Lang Darma, que possuía a língua preta. Com a sua morte, as pessoas começaram a mostrar as línguas umas para as outras, na tentativa de provar que não eram a reencarnação do rei maligno.

 

ÍNDIA

A palavra “Namaste” serve para dizer olá e adeus. É muito usada pelos hindus e habitantes de outros países asiáticos e significa “curvo-me às qualidades divinas que estão em si” ou “o espírito que existe em mim reconhece o espírito que há em si”. Juntamente com a palavra, faz-se uma vénia com a cabeça, cuja inclinação varia consoante a importância da pessoa na sociedade.

 

EUA

Nos Estados Unidos, as pessoas são bastante reservadas. Por isso, utilizam o aperto de mão acompanhado de um belo sorriso para se cumprimentarem! Só mesmo entre amigos mais íntimos existe o costume de cumprimentar com um beijo no rosto.

 

Agora que já aprendeste tudo sobre a ciência dos beijos com a Science4You e como se cumprimentam as pessoas por todo o globo, faz a tua mala, viaja e cumprimenta o mundo! Há muito mundo para descobrir e muitas tradições para conhecer! Diverte-te a aprender com a Science4you!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *