Dia Mundial do Puzzle

Vem ai o dia Mundial do Puzzle

De todos os tamanhos e feitios, com muitas ou poucas peças, podes fazer sozinho ou em grupo, por vezes são verdadeiro quebra cabeças, mas trazem também muita diversão. Sabes do que te falamos hoje, Cientista? Isso mesmo, de puzzles!

Dia 29 de janeiro é o dia Mundial do Puzzle, por isso hoje deixamos-te algumas curiosidades sobre puzzles e a sua importância.

Um puzzle é então um quebra cabeças, em que o principal objetivo é organizar as peças de uma maneira lógica até chegar até à tão desejada solução. Pode ser uma fantástica imagem dos nosso heróis favoritos, do mapa mundo, ou de uma paisagem, mas também uma sequência de números ou letras, ou até uma correspondência de conceitos.

Todos nós já fizemos muito puzzles, mais rápido ou até durante dias, no final é sempre uma vitória. A construção de um puzzle pode ser uma tarefa bem difícil, e levá-lo até ao fim chega a ser um exercício de resistência, mas a realidade é que é bastante divertido.

Se pensarmos bem, até a ciência é um verdadeiro puzzle! Desde a Tabela Periódica, em que cada elemento é uma peça (sabe mais aqui), ou a maneira como os átomos e as moléculas se ligam entre si, e mesmo os desafios matemáticos.

Os cientistas quando investigam também começam com muitas peças soltas, e vão tentando montar até o puzzle estar completo e chegarem a uma descoberta – Eureka eureka!. Mas tal e qual como quando estamos a fazer um puzzle às vezes tentamos uma peça que parece mesmo a certa e essa não encaixa, e temos de trocar, tentar, tentar, trocar até conseguir acertar.

Mas como e quando surgiram os puzzles?

Desde sempre, que mesmo sem saberem, os humanos faziam jogos de quebra cabeças que eram verdadeiros puzzles, como é o exemplo da linguagem. Ainda assim, podemos dizer que o primeiro puzzle “oficial” nasceu no século XVIII, lá para 1760, e essa invenção foi atribuída a John Spilsbury, um cartógrafo londrino.

Um cartógrafo é uma pessoa que se dedica a fazer mapas, que nesta época em que ainda se andavam a descobrir os países e o nosso mapa Mundo eram muito muito importantes. Então John Spilsbury um dia teve a ideia de recortar mapas que representavam diferentes países do mundo, que depois ajudou as crianças, incluindo o príncipe de Inglaterra, a aprender geografia de forma mais divertida.

Desde esse momento, os Puzzles foram um grande grande sucesso e espalharam-se por todo o mundo!

Peça a peça no nosso cérebro

Cientista, sabias que enquanto estamos a encaixar as peças de Puzzles, o nosso cérebro faz muito exercício mental?

Quer seja um quebra cabeças, palavras cruzadas, um Sudoku ou um puzzle do mapa mundo, quando os estamos a fazer usamos os dois lados do nosso cérebro – a nossa parte criativa mas também a componente de raciocínio e lógica.

Se fizermos muitos puzzles o nosso cérebro faz muitas conexões nervosas e aumenta a sua atividade cerebral, o que nos ajuda a ter mais capacidade de resolver problemas e também torna a nossa memória ainda mais forte!


Os puzzles mais divertidos são da Science4you!

Cientista, agora que já sabes mais sobre puzzles, que tal construir um para celebrar este dia? Para aumentar ainda mais a diversão, podes por exemplo estabelecer um tempo para acabar um puzzle, ou competir com outras pessoas para descobrir quem é o mais rápido.

Na Science4you podes encontrar vários tipos de puzzle, desde os mapas (tal e qual como o príncipe de Inglaterra!), até puzzles 3D e que até podem ser pintados! Descobre aqui os nossos puzzles!

Podes ainda tornar-te num verdadeiro Cientista dos Puzzles e fazer o teu próprio puzzle para oferecer aos teus amigos e família. Segue os passos:

  1. Numa cartolina, dá largas à tua imaginação e faz um desenho!

Dica: não coloques muitos pormenores, para que depois não seja muito difícil resolver.

  1. Na parte de trás da cartolina,  desenha as peças do puzzle. Podes fazer as clássicas, ou por exemplo em quadrados.

Dica: podes colar a cartolina num cartão ainda mais forte para tornar o teu puzzle, mais resistente.

  1. Agora, com uma tesoura ou x-ato e a ajuda de um adulto, recorta as peças do puzzle.

O teu puzzle está pronto, baralha bem as peças e está pronto a construir. Diverte-te Cientista!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *