Digestão: um dos fenómenos mais nojentos do corpo humano

Sabias que a 16 de Outubro se celebra o Dia Mundial da Alimentação? É verdade! Desde 1981 que todos os anos este dia é dedicado ao tema da alimentação, com o objectivo de nos alertar para questões relacionadas com a nutrição.

 

A Importância da Alimentação

Com certeza já ouviste falar na importância de termos uma boa alimentação (variada e equilibrada), e em como esta se reflecte na saúde do nosso corpo.

Uma alimentação saudável é aquela que nos permite obter os nutrientes suficientes para o bom funcionamento do corpo humano. É através destes nutrientes que o nosso organismo consegue a energia necessária para realizar as suas várias funções.

Mas sabes como é realmente feita a absorção destes nutrientes?

É precisamente sobre isso que vamos falar hoje! Tudo isto acontece graças a um processo a que chamamos de… digestão.

 

O que é a digestão e qual a sua função?

Quando ingerimos um determinado alimento, os seus nutrientes encontram-se ainda “presos” dentro de grandes moléculas. A função da digestão é destruir estas grandes moléculas – como os hidratos de carbono, as proteínas e as gorduras – e assim libertar os nutrientes simples, como os açúcares, os aminoácidos e os ácidos gordos (são eles que nos fornecem energia).

 

Tudo começa quando damos uma garfada, e só termina na altura de puxar o autoclismo! No total, este processo divide-se em 4 etapas distintas: a ingestão, a digestão, a absorção e a excreção (Ewww!!); envolve 7 órgãos do corpo humano, 4 glândulas secretoras e ainda 32 dentes (no caso dos adultos).

Podes achar a digestão um bocado nojenta (e na verdade até é…) mas são os fenómenos mais nojentos e fedorentos do nosso corpo que nos ajudam a ter um organismo saudável.

 

Cientista, agora lançamos-te um desafio: Será que consegues adivinhar o nome de todos os órgãos envolvidos no sistema digestivo? Experimenta!

Quais os órgãos do sistema digestivo?
Os órgãos do sistema digestivo (Resposta)

Mais curiosidades (bem nojentas) sobre a digestão:

  •  Quando mastigamos, formamos uma espécie de pasta mole composta por comida e saliva, chamada “Bolo Alimentar”;
  •  O intestino delgado pode ter até 8 metros de comprimento;
  • Quanto te dizem que “Não se pode tomar banho nem ir à água depois da refeição”… é mentira! A existência de uma relação entre tomar banho e a digestão não está cientificamente comprovada;
  • Tudo aquilo que o nosso corpo não absorve durante a digestão é eliminados nas fezes – compostas por células mortas, fibras e bactérias;

 

Se gostas de ciência nojenta já deves conhecer o nosso brinquedo mais viscoso… o Yucky Science!

Diverte-te a fazer as experiências mais repugnantes enquanto exploras os fenómenos mais nojentos do corpo humano e do dia a dia… Ewww!!

 

Science4you

 

Queres saber mais factos interessantes sobre o corpo humano? Continua a ler:

À descoberta do corpo humano!

14 Coisas Que Não Sabias Sobre o Corpo Humano!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *