Por que algumas pessoas não conseguem dobrar/enrolar a língua? Vamos descobrir!

dobrar a língua

Antes de te explicarmos a Ciência por de trás da habilidade de conseguir dobrar a língua, vamos dar-te alguns segundos para que possas experimentar… Mas não faças caras muito feias, cientista!

1,…2,…3,…4,…5,…6,…7,…8,…9,…10!

Todos sabemos que a língua humana é um músculo que exerce imensas funções, como por exemplo, permitir que exista comunicação entre a espécie humana, através da fala. Mas existe uma habilidade que envolve este músculo do corpo humano, que algumas pessoas não têm: o talento de dobrar a língua, fazendo com que esta fique em formato de U.

Não conseguiste fazer a letra U com a língua? Bem-vindo aos 30% da população mundial que não possui esta habilidade, cientista!

70% VS 30%

De acordo com os cientistas, quase 70% das pessoas pelo mundo consegue fazer esta habilidade de forma espontânea e tranquila! A restante população, curiosamente, não consegue fazer com que o cérebro controle este músculo, para que seja possível dobrá-lo em duas partes iguais, formando o esperado U.

Os cientistas explicam tudo!

Esta diferença entre as pessoas que conseguem dobrar a língua e as que não, despertou a curiosidade dos mais estudiosos, que se dispuseram a estudar sobre o assunto.

Segundo os estudos realizados, tudo leva a crer que a capacidade de fazer o formato de U com a língua está diretamente ligado à genética.

Os cientistas concluíram que a grande maioria dos filhos de pais que conseguem dobrar o músculo, possuem também a habilidade. Isto significa que, os pais que não conseguem dobrar a língua, também não transmitiram a habilidade para os filhos.

TT, tt… Ou Tt?

Ainda de acordo com os estudos desenvolvidos sobre o tema, a capacidade de dobrar a língua depende de um par de genes chamado T (gene dominante) e t (gene recessivo). Todos nós temos estes dois genes – um recebido do pai e outro da mãe – mas as variações nas junções dos dois é que armam toda confusão!

Assim, as pessoas que têm TT como par conseguem fazer a língua em U; as que possuem tt, não contam com esse talento misterioso! Já no caso da combinação Tt: oito em cada 10 dos indivíduos com este par de genes pode dobrar o músculo.

Já paraste de fazer caretas? Agora queremos saber se pertences aos 70% ou 30%! Na Science4you, 73% consegue dobrar a língua. Os outros 27% ainda estão a tentar!


Descobre AQUI todos brinquedos educativos e científicos da Science4you!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *