Sabes por que motivo é assinalado este Feriado tão especial? É o que vamos descobrir, cientista!
No dia 10 de Junho, celebramos o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas! Se não sabes quem é o poeta Luís Vaz de Camões, vamos contextualizar-te!
O poeta Camões
Pensa-se que nasceu ou em Lisboa ou em Coimbra entre 1524 e 1525. Não tinha muito dinheiro e, por isso, viveu com um tio em Coimbra, onde estudou Humanidades: a nossa Língua, Literatura e História.
Em 1549 partiu para Ceuta em busca de aventura e juntou-se ao exército na luta contra os Mouros!
Sabias que foi durante uma grande batalha que perdeu o seu olho direito? É por isso que o vemos retratado com uma pala, como os piratas!
Morreu a 10 de Junho de 1580 e deixou publicada a sua obra, com grande reconhecimento nos dias de hoje para a nossa História e cultura, “Os Lusíadas”, um livro que canta os feitos dos portugueses, dedicado ao Rei D. Sebastião, que desapareceu na Batalha de Alcácer Quibir.
A História do Dia de Portugal
Sabias que, há muitos anos atrás, o dia 10 de Junho era chamado o “Dia da Raça”? “Raça Lusitana”, ou seja, todos os que eram portugueses: tanto os que estavam em Portugal como os que viviam por todo o mundo! Foi na altura do Estado novo até à Revolução dos Cravos.
Após a Revolução, a celebração do dia 10 de Junho passou a prestar homenagem a Portugal, a Camões e às Comunidades Portuguesas.
Neste feriado, o Presidente da República e altas individualidades do Estado participam em cerimónias de comemorações do Dia de Portugal, que decorrem em diferentes cidades todos os anos!
Agora que já descobriste por que celebramos este feriado, aproveita-o da melhor forma com os teus brinquedos preferidos, Science4you!