Eco-Cientista à descoberta do Ambiente

Cientista, já ouviste falar de ecologia e da importância de proteger o ambiente? Vamos descobrir mais sobre o Ambiente e como te podes tornar um verdadeiro Eco-Cientista!

O meio ambiente envolve tudo o que nos rodeia: os seres vivos, os ventos e as chuvas, os rios e os mares, as montanhas e os vales, até o jardim onde costumas brincar!

O Planeta Terra é muito especial pois é o único em que há vida! Mas a natureza e o ambiente precisam de ser protegidos! Afinal, os comportamentos humanos estão a criar problemas como o efeito de estufa, as alterações climáticas e a destruição de alguns habitats.

Mas Cientista, todos os dias podemos fazer pequenos gestos que ajudam a preservar e a cuidar do Planeta Terra e do meio ambiente. Fica com algumas dicas de ecologia e descobre os brinquedos de ecologia da Science4you para aprenderes mais sobre o ambiente enquanto te divertes!

 

Energia, sol a brilhar, vento a soprar

Poupar energia é muito importante! Cientista, tem atenção quando sais do teu quarto e desliga sempre a luz.

Para proteger o ambiente, a energia deve cada vez mais ser renovável e sustentável. Energias renováveis são as energias que são produzidas através da natureza e que não se esgotam, como o sol ou o vento por exemplo.

A energia eólica é usada há muito tempo! O vento já foi usado para deslocar barcos à vela ou por exemplo para moer cereais ou elevar água dos poços. Hoje consegue-se produzir eletricidade através das centrais eólicas, onde as pás dos aerogeradores rodam com a força do vento, fazem rodar o eixo e dão origem a energia.  Já a Energia Solar aproveita a luz e o calor do sol e através dos painéis fotovoltaicos transforma-os em eletricidade.

Podes aprender mais sobre estas energias renováveis com os nossos brinquedos movidos a energia solar e energia eólica. Carros, barcos e até helicópteros. Vamos a isso, Cientista?

 

Semear, plantar, cuidar

As plantas são essenciais para todos os seres vivos pois produzem oxigénio. Além disso, dão ainda bonitas flores e saborosos frutos! Um gesto amigo do ambiente é, por exemplo plantar uma árvore.

Descobre mais sobre as plantas e diverte-te a plantar as tuas próprias flores ou frutas com a Estufa de Morangos, a Estufa de Mini Melancias ou até com o Meu primeiro Jardim!

 

Reutilizar, reduzir, reciclar

Cientista, para ajudar a diminuir a poluição devemos sempre separar e colocar o lixo reciclável nos ecopontos. Plástico no amarelo, papel no azul, vidro no verde! Até as pilhas ou as lâmpadas devemos colocar no Eletrão!

Além de reciclar podemos também reutilizar: 

– usa várias vezes sacos ou recipientes de plástico

– com folhas usadas, cria espetaculares objetos de origami

Podes também descobrir mais sobre a reciclagem e como tornar folhas já usadas em fantásticas obras de arte com o brinquedo Science4you Reciclagem.

Agora já sabes Cientista, aproveita a Primavera e torna-te um verdadeiro Eco-Cientista que protege o meio ambiente! Diverte-te a aprender com a Science4you!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *