A água do nosso planeta é sempre a mesma, como?

Sabias que a água do nosso planeta é sempre a mesma? É verdade, cientista! A água existente no nosso planeta mantém-se mais ou menos constante desde há muitos milhares de anos e assim se manterá por muitos mais. Cientista, a água é um bem essencial para o nosso dia a dia e é um elemento muito interessante e versátil. Continua a ler o nosso blog para ficares a saber mais.

 

A água do nosso planeta é sempre a mesma, como?

Sabias que água é a única substância que se manifesta nos três estados físicos? Sob pequenas variações de temperatura, a água pode apresentar-se nos estados sólido, líquido e gasoso.

Podemos dizer que toda a matéria existente é constituída por átomos e que estes se ligam entre si formando moléculas. Neste caso, a molécula da água é formada por um átomo de oxigénio e dois átomos de hidrogénio, e é designada por H2O.

Segundo Lavoisier, um químico francês: “Nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”.  A água apesar de mudar de estado e de fazer parte de diferentes elementos (seres vivos ou plantas, por exemplo), é sempre a mesma a circular no nosso planeta. Isto acontece graças a um processo que certamente já deves ter ouvido falar: o ciclo da água.

 

O que é o ciclo da água?

O ciclo da água tem 3 fases: evaporação, condensação e precipitação.

A  evaporação, acontece quando o calor do Sol converte a água líquida dos rios, lagos e mares em vapor.

À medida que o vapor sobe para a atmosfera, arrefece e transforma-se em gotas de água. Assim dá-se a próxima fase do ciclo, a condensação.

A fase seguinte consiste na precipitação. Esta acontece quando a água se transforma no estado líquido e retorna par os rios, mares e oceanos.

 

Curiosidades acerca da água

  • Se dividíssemos a água do planeta – incluindo a congelada, salgada e potável – daria 7 piscinas olímpicas para cada pessoa da Terra por toda a vida. Mas se dividirmos só a potável daria apenas 2 litros para cada habitante do planeta por toda a vida.
  • 84% da água que se evapora para a atmosfera tem origem nos oceanos. Apenas 16%  desta água vem dos continentes.
  • A quantidade total de vapor de água na atmosfera é equivalente a cerca de uma semana de precipitação em todo o planeta.
  • Num ano, a atmosfera consegue produzir uma quantidade de precipitação 32 vezes maior do que a sua capacidade total de armazenamento de água.
  • Em média, cada molécula de água evaporada fica aproximadamente 10 dias em suspensão na atmosfera antes de voltar a cair no solo.
  • A Terra não é hoje um planeta apenas coberto de 3 km de água salgada graças à forças tectónicas que vão criando montanhas.
  • A chuva é um purificador atmosférico. Por isso, a água da chuva está carregada de bactérias.

 

Cientista, se gostas deste tema e queres saber mais sobre a água e que experiências podes fazer com ela, espreita os brinquedos de água da Science4you, a Ciência da Água e a Fábrica de Experiências com Água! Diverte-te a aprender com a Science4you!

 

 

Temos mais curiosidades para ti! Queres descobrir?

Cientista, se ficaste curioso e queres saber mais sobre este tema, também podes consultar estes artigos do blog e descobrir outras curiosidades sobre este elemento:

Por que é que a água do mar é salgada?

Porque ficamos com as mãos enrugadas com a água?

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *