Marie Curie – A Mulher que Mudou a Ciência

Cientista hoje vamos saber mais sobre uma das mulheres mais influentes na História da Ciência!

Marie Sklodowska, mais conhecida como Marie Curie, nasceu a 7 de novembro de 1867 em Varsóvia, na Polónia.

Filha do professor de física e matemática, Wladyslaw Sklodowski e da cantora, pianista e professora Bronsilawa Boguska, Marie desde cedo mostrou ser uma excelente aluna!

É uma das cientistas mais importantes da história e teve um papel muito importante na área da radioatividade (já tiraste algum Raio-X a um osso partido? Agradece à Marie!). Ao lado do seu marido, Pierre Curie, encontrou dois novos elementos químicos – o rádio e o polónio.

Foi a primeira mulher a receber um Prémio Nobel – um prémio muito importante que distingue figuras ilustres em várias áreas científicas, humanísticas e artísticas – e, não só recebeu um, como recebeu dois! O 1º em 1903, na área da Física, que dividiu com o seu marido e com o físico Henri Becquerel e o 2º pelo seu trabalho na área da Química, em 1911.

A teoria da radioatividade, técnicas para isolar isótopos radioativos, a descoberta do polónio e do rádio, os primeiros estudos sobre o tratamento de neoplasmas com o uso de isótopos radioativos – tudo isto teve a mão de Marie Curie por trás. Para além de todos estes feitos, também fundou os Institutos Curie em Paris e Varsóvia e, durante a Primeira Guerra Mundial fundou os primeiros centros militares no campo da radioatividade.

 

A 4 de julho de 1934 Marie faleceu devido a uma doença causada pela longa exposição aos elementos radioativos, já que durante a sua investigação carregava testes de rádio nos seus bolsos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *