A música é importante na nossa vida? Sim ou não?

A música é importante na nossa vida? Sim ou não?

Cientista, hoje é o Dia Mundial do Rock e queremos celebrar este dia contigo!

De forma a celebrarmos este dia juntos, vamos partilhar o quanto a música é importante para a nossa vida.

No final ainda tens uma pequena atividade super divertida para fazer.

 

O que é que a música oferece para o desenvolvimento de uma criança?

Diversos estudos científicos comprovam que a música oferece bastantes benefícios para a nossa vida, principalmente para o desenvolvimento de uma criança.

A audição é o primeiro sentido que se forma durante a gestação de um bebé, ou seja, o som contribui para o desenvolvimento cognitivo da criança, ainda antes de ela nascer. O uso desta técnica tem vindo a ser aperfeiçoada ao longo dos anos, implementando a música nela.

A música contribui para o desenvolvimento psicomotor, social, cognitivo e linguístico. Ajuda a facilitar a aprendizagem, melhorando a capacidade de concentração e memorização das crianças.

Está comprovado cientificamente que as crianças que foram introduzidas na música antes dos 5 anos, apresentam a área frontal do cérebro, que corresponde ao conhecimento lógico e abstrato, mais desenvolvida que outras que não tiveram contacto com esta arte.

 

Sabes que podes combinar a reciclagem com a música?

Música e reciclagem parecem duas coisas que não se relacionam mas enganas-te Cientista, porque é possível aproveitares os materiais que tens em casa para construir instrumentos musicais.

No website MUSIPED, criado pelo educador musical Marcus Vieira, podes encontrar muitas ideias de como utilizar o teu corpo, o tampo da mesa e alguns materiais, por exemplo: copos de plástico, para provocares sons de percussão.

O que gostaríamos de te apresentar hoje é como construir instrumentos musicais reutilizando materiais que tenhas em casa e que iriam para o lixo. Marcus Vieira, no seu canal de youtube ensina-te a fazer muitos instrumentos, mas hoje vamos ensinar-te como podes fazer um Bongo. O material que necessitas é:

 

  • Duas latas (por exemplo) de tamanhos diferentes;
  • Fita adesiva
  • Tesoura
  • Colher (ou outro objeto para simular uma baqueta)

 

Agora que tens todo o material necessário, constrói um Bongo com a ajuda deste vídeo e diverte-te!

Science4you

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *