Quem foi Nelson Mandela e qual foi o seu legado?

Quem foi Nelson Mandela e qual foi o seu legado?

 Cientista, hoje é o aniversário de Nelson Mandela. O homem que lutou contra o Apartheid na África do Sul e vencedor do Prémio Nobel da Paz em 1993. Queres saber mais sobre Nelson Mandela? Continua a ler o nosso blog.

 

A vida de Nelson Mandela

Nelson Mandela nasceu no dia 18 de Julho de 1918 em Mvezo. Cresceu numa família de nobreza tribal, onde, quando fosse mais velho iria ocupar o cargo de chefia. Contrariou o seu destino ao tomar a decisão de se mudar para Cabo Oriental em 1939 para iniciar o seu curso de Direito na Universidade de Fort Hare, a primeira universidade da África do Sul a lecionar cursos para negros.

 

A luta de Nelson Mandela contra o Apartheid

Quando Nelson Mandela terminou o curso de Direito, mudou-se para Joanesburgo, onde se juntou ao Congresso Nacional Africano. A CNA tinha como objetivo fazer frente às novas leis segregacionistas impostas pelo regime apartheid.

Em 1943, Mandela fundou a Liga da Juventude e organizou numerosos protestos contra a segregação racial. Nelson Mandela, procurou sempre manter os seus protestos pacíficos, mas a resposta do governo era sempre acompanhada de sangue e violência.

No dia 21 de Março de 1960, no bairro de Sharpeville, em Joanesburgo, realizou-se um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava os negros a usarem um caderno onde estava descrito os locais que podiam frequentar. Este protesto teve a participação de cerca de vinte mil pessoas e foi feito de forma pacífica até à intervenção da polícia. Aqui 60 manifestantes perderam a vida e 180 ficaram feridos, resultando assim, no Massacre de Sharpeville.

Após este dia, o CNA foi declarado ilegal, resultando na prisão de Nelson Mandela e de outros companheiros.

 

Apartheid

O Apartheid foi uma política de segregação social que aconteceu na África do Sul entre 1948 e 1994, durante o governo do Partido Nacional, este composto por uma minoria branca.

Durante este regime, na África do Sul, somente os brancos estavam autorizados a terem cargos no governo e eram proprietários de terras produtivas. Os negros estavam imitados aos trabalhos de mão-de-obra barata, por exemplo, trabalhar nas minas, fábricas e campos.

Esta política estava presente em todos os espaços comuns do país. Havia transportes públicos para brancos e para negros, para as pessoas não irem juntas. Parques, praias, bibliotecas, restaurantes e bares, regiam-se pela política de segregação, sendo que em muitos espaços, a entrada de pessoas não brancas era proibida. Os negros não podiam circular no país livremente poisa passagem era restrita e controlada por diversos documentos de identificação.

Com a criação do CNA, os negros começaram a ter uma entidade que os representasse, através da qual organizavam greves e manifestações contra a segregação social tendo em vista a igualdade entre raças.

 

A libertação de Nelson Mandela

Nelson Mandela esteve preso desde 1962 e foi libertado em Fevereiro de 1990.

Em 1993, Nelson Mandela e o presidente Frederick De Klerk, assinaram uma nova Constituição sul-africana. Esta constituição pôs um ponto final aos mais de 300 anos do Apartheid. No mesmo ano, Mandela e De Klerk, receberam o Prémio Nobel da Paz, pelo trabalho que fizeram para por fim à segregação racial na Africa do Sul.

Em abril de 1994, Nelson Mandela foi eleito presidente da República e Frederick De Klerk, vice-presidente. Mandela governou até 1999 e faleceu em Joanesburgo, no dia 5 de dezembro de 2013.  Foi o pai da nação sul-africana, onde lhe chama Madiba ou “Tata” (“Pai”).

Science4you

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *