Porque é que choramos a rir?

Porque é que choramos a rir?

 

Cientista, certamente que já houve momentos na tua vida em que te riste tanto que até choraste. Mas porque é que choramos a rir se é um momento de felicidade e não de tristeza?

 

Os especialistas apontam várias explicações para o facto de algumas vezes chorarmos a rir, embora ainda não seja um fenómeno totalmente compreendido.

Uma das explicações é muito simples, choramos porque estamos felizes. Ao rirmos, desencadeamos uma reação no sistema límbico, região do cérebro que controla as emoções.

Uma outra, um pouco mais complexa, é por ser uma questão fisiológica. Algumas pessoas nascem com os nervos faciais distribuídos de forma incomum, por isso, quando movem a boca para rir, o conjunto de nervos que está ligado às glândulas salivares estimula as glândulas lacrimais, fazendo com que estas comecem a produzir lágrimas, que se acumulam no lago lacrimal até transbordar.

O psicólogo Robert Provine da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos da América, tem uma teoria diferente.

De acordo com Robert, rir e chorar acontece em momentos de alta tensão emocional e ambos os sentimentos são comandados pela mesma área do cérebro humano, podendo acontecer serem produzidos simultaneamente, quando um é estimulado.

 

Quais os benefícios que rir traz para a saúde?

  • Reduz o risco de doenças cardíacas;
  • Diminui a pressão arterial;
  • Melhora a respiração. Quando rimos, a absorção de oxigénio pelos pulmões aumenta. Com maior ventilação pulmonar, o excesso de dióxido de carbono e vapores residuais é rapidamente eliminado, limpando assim os pulmões;
  • Estimula os abdominais, contribuindo assim para a melhoria da digestão;
  • Ajuda na auto-estima. Rir melhora o humor, eleva a auto-estima e melhora a auto-confiança.

 

Esperamos que tenhas satisfeito a tua curiosidade Cientista!

Garante umas boas gargalhadas com a nossa novidade Fábrica de Partidas! Vais poder pregar as melhores partidas utilizando experiências científicas hilariantes 🙂 Vê aqui o anúncio deste super brinquedo e atreve-te a pregar divertidas partidas aos teus amigos.

Se quiseres saber mais sobre factos interessantes sobre ciência e as nossas novidades, fica atento ao nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *