Porque muda a hora?

 

Estamos em Março e com a chegada da Primavera… Vem também a mudança de hora. Nesta noite de sábado 25 de Março para domingo, a hora irá avançar. Teremos, por isto, menos uma hora de sono e os dias serão mais longos.

 

Todos os anos, a hora muda duas vezes consoante a época do ano em que nos encontramos. Mas por que será que isto acontece?

Em 1914, com o início da 1ª Guerra Mundial, os países envolvidos começaram a sofrer alguma carência e falta de recursos que estariam a ser produzidos para o efeito da guerra. A população rapidamente começou a ter dificuldades em garantir o aquecimento e iluminação das habitações, pois existia a necessidade de poupar carvão e, até, velas! Com isto, o bem-estar das pessoas ficou comprometido e a primeira necessidade tornou-se a guerra que implicava custos muito elevados.

Os especialistas debruçaram-se, então, sobre a possibilidade de se mudar a hora, para conseguir mais luz natural e temperaturas mais elevadas.

A Alemanha foi a primeira a mudar a hora, em 1916. Portugal adotou a prática nesse mesmo ano. E, rapidamente, países por todo o globo também anunciaram a mesma decisão.

 

Será que faz sentido continuar com a mudança de hora?

Nos dias de hoje, não é por uma questão de necessidade económica, mas sim comodidade e bem-estar da população, que faz permanecer esta prática. É sempre agradável que os dias de calor sejam maiores e que os chuvosos sejam mais curtinhos!

 

Agora que já sabes um pouco mais sobre a mudança da hora, aproveita os dias longos que ainda estão para vir!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *