Dia Internacional da Mulher – As mulheres da Nasa!

Sabe aqui quem foram as mulheres que fizeram história na Nasa!

O Dia da Mulher celebra-se no dia 8 de Março, e a Science4you celebra esta data relembrando Katherine Johnson e Dave Newman, as mulheres que fizeram história na Nasa!

Katherine Johnson

Katherine foi uma matemática, física e cientista espacial norte-americana. Ficou conhecida por fazer contribuições técnicas fundamentais para o avanço da aeronáutica e exploração espacial e aplicações da computação na NASA. Conhecida pela precisão na navegação astronómica informatizada, o seu trabalho de liderança técnica na NASA estendeu-se por décadas onde se calculavam as trajetórias, janelas de lançamento e caminhos de retorno de emergência para muitos voos de Projeto Mercury, incluindo as primeiras missões da NASA, uma delas foi em 1969 à Lua.  

Katherine ganhou a medalha presidencial da liberdade em 2015 e em 2016 foi incluída na lista das cem mulheres mais inspiradoras e influentes pela BBC.

A British Broadcasting Corporation é uma corporação pública de rádio e televisão do Reino Unido fundada em 1922. Possui uma boa reputação nacional e internacional. Por vezes, intitulada carinhosamente pelos britânicos como “Beeb”.

Dava Newman

Dava mais conhecida por Newman é ex-vice-administrador da NASA, atualmente é professora do Programa Apollo de Sistemas de Aeronáutica, Astronáutica e Engenharia no Instituto de Tecnologia de Massachusetts e membro do corpo docente da Harvard-MIT Health, é também colaboradora do MacVicar Faculty. Como diretora do Programa de Tecnologia e Políticas do MIT, ela liderou o maior programa multidisciplinar de pesquisa de pós-graduação do Instituto, com mais de 1.200 ex-alunos. Dava é membro do corpo docente do seu departamento de origem da Aeronáutica e Astronáutica e da Escola de Engenharia do MIT desde 1993.

Newman em 2001, recebeu o prémio Women in Aerospace National Aerospace Educators, em 2007 foi premiada em 100 com a melhor invenção pela Time Magazine e entre outros prémios em 2017, Medalha de Serviço Distinguível da NASA, o Prémio Mulheres na Liderança Aeroespacial e o Prémio Henry L. Taylor da Associação Médica Aeroespacial pela Realização Excepcional em Fatores Humanos Aeroespaciais.

Após esta viagem pelos grandes feitos destas grandes mulheres cientistas, vamos seguir viagem e continuar a celebrar em grande o Dia das Mulheres explorando o sistema Solar com o Brinquedo A Ciência do Universo – Sistema Solar 3D que a Science4you tem para ti!

A Ciência do Universo – Sistema Solar 3D é o jogo educativo e científico perfeito para aprenderes tudo sobre o sistema solar, a atmosfera terrestre ou sobre constelações. Esta vai ser uma aventura espacial inesquecível, com a qual vais descobrir como construir um fantástico sistema solar em 3 dimensões e torná-lo real com tintas que brilham no escuro e como fazer uma divertida experiência que desvenda como se formou a atmosfera terrestre, entrar numa divertida aventura espacial lançando os teus rockets e ainda como construir um projetor de constelações e observá-las no teu quarto!! Não percas tempo e embarca já nesta aventura super espacial com a Science4you!

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *