Sabes como se forma um arco-íris?
Cientista, sempre que vês chover e está Sol ao mesmo tempo, pensas logo que vai surgir um arco-íris, mas sabes como é que este se forma? Continua a ler o nosso blog para descobrires a resposta a esta pergunta.
No post do blog sobre o Sol explicámos-te que um raio de luz é a junção de diferentes cores (vermelho, amarelo, anil, verde, laranja e azul).
O físico Isaac Newton foi o responsável por esta descoberta. Ao observar um raio de luz a atravessar um cristal ou um prisma ótico, este dividia-se nas sete cores. Newton chamou a este efeito Dispersão ou Decomposição da Luz.
O fenómeno do arco-íris acontece de uma forma idêntica. Quando está a chover, os raios de luz do Sol refletem e refratem-se no interior das gotas da chuva, voltando novamente ao ambiente em várias cores.
Para podermos apreciar este fenómeno é preciso estarmos no lugar certo e à hora certa e, é por ser tão raro que há a crença do tesouro no final do arco-íris.
As horas ideais são ao início da manhã e ao final da tarde, pois a estas horas os raios solares atingem as gotas da chuva no ângulo certo. A melhor posição para poderes ver o arco-íris é estares de costas para o Sol e de frente para um horizonte com chuva.
Sabias que é possível formarem-se dois arco-íris?
Quando as cores do arco-íris são bastante visíveis, a probabilidade de se formar um segundo arco-íris é alta. O arco-íris principal ou primário é o que está mais visível e que se encontra mais próximo de quem o vê. O arco-íris secundário, para alem de ser o que está mais distante, as suas cores estão menos visíveis e estão de ordem invertida em relação ao principal.
Curiosidade:
Todas as pessoas gostam de ver os arco-íris, mas quando chega a hora de dizer quais são as suas cores e qual a ordem, não se recordam.
Felizmente, inventou-se uma simples frase que ajuda a memorizar as cores e a sua ordem:
Vermelho LA VAI Violeta
Vermelho – Laranja – Amarelo – Verde – Azul – Índigo (Anil) – Violeta