Dia dos Namorados – A ciência do amor

Vamos falar sobre a ciência do amor !

Está a chegar o dia mais lamechas do ano, o dia dos Namorados! Coração a bater muito muito depressa, mãos a suar, borboletas na barriga, brilhozinho nos olhos e às vezes ficamos tão atrapalhados que parecemos patetas. Sim, é o amor Cientista! Mas afinal qual a ciência do amor?

O amor é um verdadeiro fenómeno científico! Quando estamos apaixonados, o nosso corpo tem imensas explosões químicas a acontecer. É um fenónemo neurobiológico, ou seja, apesar de ser o nosso coração que bate quando vemos a nossa pessoa amada, é no cérebro que acontece a magia, como quem diz as reações químicas.

A ciência do amor
                                      Reações Neurobiológicas

Neste processo de tanto amor, o nosso cérebro manda libertar mensageiros químicos, os verdadeiros cupidos! Estes mensageirso são as chamadas hormonas – a adrenalina, a dopamina, a norepinefrina, a serotonina, e a oxitocina. Todas estas “inas” encontram-se ligadas a um sistema de recompensa que temos no nosso corpo, e que nos dá esta felicidade, e nos causa um verdadeiro frenesim interior.

A adrenalina é a primeira substância a ser produzida pelo nosso corpo. Suscita sensações de euforia, taquicardia, tensão e suor. Isto acontece muitas vezes quando vemos a pessoa que gostamos ou até mesmo quando recebemos aquela mensagem que tanto esperávamos.

A norepinefrina causa alegria excessiva e coração acelerado. Neste caso, este neurotransmissor tem o poder de te tirar o sono durante a noite. E oferece-te ainda um bonito par de olheiras para usares no dia seguinte!

O corpo liberta também dopamina, que é a que nos faz sentir felizes só com um sorriso e com um olhar. Esta é também responsável pelas sensações de recompensa que nos levam a criar certos hábitos. Se não percebes porque é que não consegues passar um dia sem ver a pessoa que gostas, então podes culpar a dopamina!

Por fim, temos a serotonina, que pode ser a culpada desta loucura do amor e que nos pode fazer perder o controlo. Quando temos baixos níveis de serotonina, podemos ficar obcecados. Na verdade, este facto até leva a que os apaixonados sejam muitas vezes comparados a pessoas que são obsessivo-compulsivas.

Há ainda a hormona do carinho, a oxitocina, que quando damos abraços ou beijinhos nos fazem sentir sensações muito agradáveis!

São estas hormonas que nos fazem querer estar sempre a dar mimos aos nossos mais-que-tudo. Neste dia, todos os namorados andam em busca do melhor presente! Podem dar chocolates, flores, cartas bonitas, um jantar romântico, mas também podem dar asas à sua imaginação.

 E tu, Cientista? Agora que já sabes mais sobre a ciência do amor, que tal preparar uma experiência Science4you com para este dia especial? 

Pintura perfumada

 O que vais precisar?

  • Perfume
  • Corante alimentar das cores que quiseres
  • Farinha
  • Detergente líquido da loiça
  • Taça
  • Folhas de papel
  • Tesoura
  • Colher
  • Pincel

Como fazer?

  1. Coloca 2 colheres de farinha numa taça.
  2. Mede 20 ml de detergente da loiça e coloca na taça.
  3. Coloca algumas gotas de corante da cor que mais gostares. Podes dividir a mistura de cima e colocar cores diferentes em cada parte.
  4. Mistura tudo muito bem, com a colher.
  5. Adiciona agora algumas gotas do teu perfume preferido, e mexe novamente.
  6. Com o pincel, faz desenhos perfumados.

Que tal ficou, Cientista? Podes agora oferecer o desenho a alguém muito especial!

 

Partilha connosco os teus desenhos do dias dos Namorados! Podes encontrar ainda mais mimos perfumados com o brinquedo educativo da Science4you – Fábrica de Perfumes. Diverte-te a Aprender com a Science4you!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *