Porque é que acordamos antes do despertador?

Cientista, já te aconteceu acordar uns minutos, ou mesmo segundos antes do despertador? Mesmo quando continuas muito cansado e com vontade de dormir? Queres descobrir porque é que isto acontece? Então vem daí!

 

 

O nosso cérebro…

Cientista, o nosso cérebro é o responsável por este fenómeno, mais concretamente o Ciclo Circadiano!

Mas o que é afinal este ciclo? No nosso cérebro existe um grupo de nervos, o núcleo supraquiasmático, cuja função é supervisionar o nosso relógio corporal. Assim sendo, o Ciclo Circadiano determina quando nos sentimos ensonados e quando devemos despertar, através do controlo da nossa pressão sanguínea, temperatura corporal, entre outros.

Uma rotina…

Já te apercebeste que este acontecimento é mais frequente quando estás em época escolar cientista? Isto pode ser explicado pelo facto do teu corpo se habituar a seguir diariamente uma rotina, ou seja, se te levantares e deitares sempre à mesma hora, o teu corpo acaba por começar a memorizar esse comportamento e torna-o automático.

O ciclo de sono do ser humano é controlado por uma hormona, a adrenocorticotropina (ACTH). Esta informa o nosso corpo de quando deve acordar ou dormir, isto é, se os níveis de ACTH forem elevados, o nosso corpo sente que deve acordar. No entanto, se forem baixos, a nossa pressão arterial e frequência cardíaca diminuem, e aí o corpo sente que deve ir dormir. Assim sendo, se cumprirmos uma rotina, o nosso corpo acaba por fixar quando deve variar a produção de ACTH. Para além disso, o corpo liberta também algumas hormonas de stress, para nos preparar para o “stress de acordar”. Isso faz com que o nosso sono se torne gradualmente mais leve à medida que aumenta a produção destas hormonas.

Concluindo…

O nosso corpo não gosta nada do despertador, uma vez que ao acordarmos com despertador não deixamos que ele acorde naturalmente e interferimos com este processo tão engenhoso. Então, como forma de proteção, o nosso corpo, evita a interrupção de todo este processo, antecipando a produção de todas estas hormonas e adiantando todo o processo. Consequentemente, o processo acaba por não ser interrompido, mas leva-nos a acordar minutos antes do despertador.

 

Curiosidades…

  • Sabias que se não acordas um pouco antes do teu despertador tocar, isso pode significar que não estás a dormir o suficiente? E sabes que isso pode levar a que fiques mal-humorado?
  • O botão de snooze pode ser o nosso maior inimigo. Quando clicamos em snooze, e tentamos voltar a adormecer, estamos a dizer ao nosso cérebro que queremos voltar dormir. Assim sendo, como já está na nossa hora de despertar, o cérebro já tinha ordenado a produção de hormonas para acordarmos, e com o botão snooze fazemos com que haja uma confusão de produção de hormonas (começamos simultaneamente a produzir hormonas para acordar e para dormir). Tudo isto faz com que o nosso corpo acabe por ficar confuso sobre o que deve efetivamente fazer, e consequentemente corremos o risco de ficar mal-humorados o resto do dia.

 

 Science4you

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *