Será magia ou ciência?
No dia 31 de Janeiro comemora-se o Dia Mundial do Mágico! Com as palavras mágicas sempre prontas, do abracadabra, ao hocus pocus e aos pós de perlilpimpim, por todo mundo os mágicos impressionam com os seus truques de magia. Mas será magia ou ciência?
A magia é uma arte teatral, já muito antiga, que tem o poder de encantar todas as pessoas, dos mais pequenos aos maiores, dos mais desconfiados aos verdadeiros fãs destes truques! Entre os mágicos mais famosos do mundo temos o Harry Houldini, o David Copperfield, ou nosso Luís de Matos ! Mas o primeiro mágico que se conhece chamava-se Dedi, e era mágico da corte do faraó Quéops, por volta dos anos 2000 a.C..
E sabes qual o truque mais antigo? O conhecido truque das bolas e dos copos. Mas se estavas a pensar no famoso do truque do coelho, não estavas muito longe Cientista! O primeiro mágico a tirar um coelho branco da cartola foi um mágico inglês do séc XVII, chamado Isaac Fawkes.
Quando a ciência está por detrás da magia …
A ciência pode estar mesmo por detrás de alguns dos mais incríveis truques de magia! Desde baralhos de cartas, moedas, lenços, dados, objetos escondidos, ilusões de ótica, a magia e os truques de magia podem ser feitos de imensas formas diferentes, e os mágicos têm de conseguir ter muita habilidade, rapidez e criatividade quandos os fazem.
No final todos ficamos sempre muito curiosos para saber como o mágico realizou determinado truque… mas isso é segredo! No entanto, a matemática, ou a física podem ajudar a explicar alguns destes truques. Se os espectadores estiverem atentos a cada movimento do mágico, podem tentar descobrir como a magia é feita, mas um bom mágico faz a assistência esquecer que existe uma explicação lógica.
As ilusões de ótica, por exemplo, são uma forma de ilusionismo muito usada. O que a ilusão faz é confundir os nossos sentidos, e provocar uma distorção da nossa percepção da realidade. Neste caso, “enganam” a nossa visão e fazem com vejamos coisas que não estão presente ou de forma errada. A luz que entra pelos nossos olhos leva a informação ao cérebro e o nosso cérebro usa a memória para entender a imagem, mas quando estamos a ver um espetáculo de magia o conteúdo do que estamos a ver é feito de forma a que o nosso cérebro faça interpretações erradas: baralhando as cores, formas, ou veja apenas certos pontos. O nosso cérebro tenta corrigir os problemas que interpreta, fazendo com que efeitos estranhos surjam. Mas se nos concentrarmos muito podemos conseguir evitar!
Cientista, se pensarmos bem certos animais não usam cartola e varinha mágica mas também podem ser considerados verdadeiros mestres da ilusão! Eles usam a camuflagem para se esconderem dos seus predadores.
O bicho-pau fica com a aparência de um simples pau de madeira para escapar aos predadores. O camaleão, tem uma células especiais chamadas cromatóforos que permitem mudar a sua cor conforme o habitat onde está. E por exemplo, os felinos podem ter a cor do seu pelo igual à savana e a Coruja das Neves é tão branca que se confunde com a neve!
Cientista, e se te tornasses num mágico e fizesses verdadeiros truques científicos?
Truque Científico 1 – Ilusão ótica
Mostra a imagem abaixo aos teus espectadores, e pergunta: A bola laranja é do mesmo tamanho?
O que aconteceu?
Esta é a chamada ilusão de Ebbinghaus. O nosso cérebro conforme os objetos que estão adjacentes ao que queremos comparar, muda a nossa percepção. Na verdade, as bolas laranja são do mesmo tamanho. No entanto, como num lado estão rodeadas de bolas maiores e no outro rodeadas de bolas mais pequenas, o nosso cérebro fica confuso e acha que as bolas laranja são de tamanho diferentes.
Truque Científico 2 – Como rebentar um balão sem lhe tocar
Só vais precisar de uma laranja e de um balão!
1. Descasca uma laranja e guarda a sua casca.
2. Enche um balão, não em demasiado, e dá-lhe um nó.
Agora pergunta aos espetadores: Acham que consigo rebentar este balão sem nunca lhe tocar?
3. Aproxima a casca da laranja do balão e espreme-a junto deste, tal como ilustrado, umas duas ou três vezes. Afasta-te e observa o que acontece!
O que aconteceu?
Ao “regares” o balão com a casca da laranja, este acaba por rebentar, devido ao limoneno, uma substância química presente na casca dos citrinos, como é o caso da laranja.O plástico, pelo
qual é feito o balão, enfraquece até ao ponto em que o balão rebenta. Ou seja, o limoneno “dissolve” o plástico do balão e este acaba por rebentar.
Podes descobrir ainda mais truques com muita ciência, com o brinquedo educativo da Science4you – Magia com Ciência. Diverte-te a Aprender com a Science4you!