A dança e os seus benefícios. Dançar e dançar!

Porque é que dançar é o melhor que podes fazer pelo teu corpo? A dança traz muitos benefícios para a nossa saúde física e mental, mas quais são eles, sabes Cientista? Estamos cá para te explicar!

 

A prática de qualquer atividade física é fundamental para o nosso bem-estar e para a nossa saúde. É fundamental combater o sedentarismo ou doenças como a obesidade. Para isso, não há melhor forma do que fazer desporto! E que tal dançar? 

A dança é um desporto indicado para todas as pessoas, não importa a idade, o tamanho ou a destreza física. Este desporto ajuda as pessoas a fazerem exercício físico de uma forma divertida e descontraída. 

 

 

Os benefícios que a dança traz para a saúde são muitos, sendo os mais importantes os seguintes:

Fortalece o sistema muscular e aumenta a flexibilidade

A dança ajuda a fortalecer todo o sistema muscular. Dependendo do tipo de dança que pratiques, consegues fortalecer determinados músculos do teu corpo. O ballet, por exemplo, ajuda a exercer os glúteos, pois exige que se façam diversos saltos terminando-os com as pernas flectidas (demi plié).

A maioria das aulas de dança começam por um aquecimento que inclui exercícios de alongamento. Este tipo de exercícios ajuda a aumentar a flexibilidade, algo muito importante para melhorar a qualidade de vida de uma pessoa. Para além disso, a maior parte dos estilos de dança têm movimentos longos e que exigem que o bailarino desenvolva a sua flexibilidade.

 

Diminui a probabilidade de desenvolver a osteoporose

A dança, juntamente com a musculação e a caminhada, é um dos melhores exercícios para combater a osteoporose. Este tipo de exercícios permite exercitar diretamente os ossos das pernas, quadril e coluna, ajudando a diminuir a perda de massa óssea e a melhorar a postura.

 

Beneficia a saúde do coração

Diversos ritmos de dança ajudam a aumentar a frequência cardíaca. Ao aumentar a frequência cardíaca, estimula a circulação do sangue, melhora a respiração e diminui o nível do colesterol.

 

Combate a obesidade

A dança ajuda a emagrecer de uma forma divertida, permitindo queimar desde 500 a mil calorias numa hora. Como é um desporto essencialmente aeróbico, quando se dança uma coreografia dá-se centenas de passos, gastando assim muita energia e calorias.

 

Ajuda a manter um cérebro saudável

A dança ajuda a melhorar a memória e a prevenir a demência, pois exige que se memorize coreografias, exercitando assim o cérebro.

Segundo um estudo publicado no New England Journal of Medicine, este desporto permite reverter a perda de volume no hipocampo, a parte do cérebro que controla a memória e que tem tendência a diminuir com a idade, provocando assim problemas de memória e até mesmo demência.

 

Aumenta a autoestima, a confiança e ajuda a socializar

Todas as actividades físicas ajudam a melhorar o humor e a auto estima, pois durante a sua prática o nosso corpo liberta endorfina dando uma sensação de bem-estar. A dança permite ainda que as pessoas se expressem e que estejam em contacto com o seu corpo e alma.

Como este desporto normalmente é praticado em pares ou em grupo, contribui para o convívio entre pessoas, combatendo assim o isolamento.

 

Sabias que o Tango traz benefícios para os pacientes com Parkinson?

A Universidade de Washington, nos Estados Unidos da América, em 2007 fez um estudo sobre os benefícios que o Tango traz para os pacientes com Parkinson. No início, estes mostravam tremores, rigidez e dificuldade em movimentarem-se. Ao fim de 20 aulas, pôde observar-se que a rigidez diminuiu e o equilíbrio e a implementação dos movimentos, como levantar e caminhar, melhorou.

 

 

 

 

Cientista, conhece melhor o corpo humano e o seu funcionamento com a Anatomia 2 em 1 da Science4you! Com este brinquedo científico vais poder descobrir a ciência por baixo da nossa pele. Aprende mais sobre os nossos músculos, os órgãos e todos os sistemas que regulam o nosso corpo.

 

 

Esperamos que tenhas aprendido connosco Cientista! Se quiseres saber mais sobre factos interessantes sobre ciência e as nossas novidades, fica atento ao nosso blog. Diverte-te a aprender com a Science4you!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *