Como surgiu o Dia Mundial do Meio Ambiente?

Como surgiu o Dia Mundial do Meio Ambiente?

No passado dia 5 de Junho celebrou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Este dia foi criado com o objetivo de sensibilizar a população mundial a implementar práticas que ajudem a preservar o nosso meio ambiente. Continua a ler para ficares a saber mais sobre este dia.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado no dia 5 de Junho de 1972, durante a Conferência de Estocolmo. Foi a primeira vez que se organizou uma Conferência das Nações Unidas para falar sobre o meio ambiente.

Este encontro teve como principal objetivo sensibilizar os países e a população em geral, de modo a alterar a forma como vemos e tratamos as questões ambientais, estabelecendo princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.

 

Conferência de Estocolmo

A Conferência de Estocolmo, em 1972, foi a primeira conferência a debruçar-se sobre esta temática. Nesta conferência, a ONU criou o PNUA (Programa das Nações Unidas para o Ambiente), programa este que tem como objetivo coordenar as ações internacionais de proteção do ambiente e de promoção do desenvolvimento sustentável; e apresentou também a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, que apresenta diversos princípios que visam a melhoria da preservação do meio ambiente.

Como forma de assinalar este dia, todos os anos a ONU lança um tema que chama a atenção para uma preocupação ambiental urgente. Estas temáticas servem de ponto de partida para o desenvolvimento de várias ações de celebração do Dia Mundial do Ambiente. Este ano, o tema é “Poluição do Ar”.

Cada Dia Mundial do Meio Ambiente tem um país anfitrião diferente onde decorrem as celebrações oficiais. Em 2019, o país anfitrião foi a China.

Esta campanha convida a uma reflexão sobre possíveis alterações que possamos fazer no nosso dia a dia para reduzir a poluição do ar. Este tipo de ações pode também contribuir para a diminuição das emissões de gases de efeito de estufa.

 

O que é que podemos fazer para ajudar a preservar o meio ambiente?

Sozinhos não conseguimos salvar o planeta, mas se todos fizermos pequenos gestos que ajudam a preservar o meio ambiente, já estamos a contribuir para que a Terra seja um melhor planeta para as futuras gerações.

Aqui ficam algumas sugestões:

  • Preservar as matas, pois nas épocas de maior calor são afetadas pelos fogos. É importante ter cuidado, especialmente nessa altura, de não fazer queimadas e manter as matas limpas.
  • Cuidar dos rios, lagos e mar, tendo o cuidado de nunca deitar lixo nestes locais.
  • Cuidar dos animais, das plantas e dos jardins.
  • Nunca pescar em épocas de reprodução e ter o cuidado de pescar apenas a quantidade permitida. É importante também não realizar caça ilegal.
  • Proteger os animais selvagens e as espécies em vias de extinção.
  • Nunca deitar lixo no chão e sempre que for possível reciclar, reutilizar e reaproveitar.
  • Quando fores à praia, não deixes lixo. Podes ajudar a mantê-la limpa deitando fora algum do lixo que lá foi deixado.
  • Reduzir o consumo de água utilizando métodos como diminuir o tempo do banho e armazenar a água da chuva, reaproveitando-a para regar as plantas.
  • Evitar o consumo excessivo de eletricidade, desligando sempre os aparelhos elétricos que não estejas a utilizar e desligar as luzes das divisões da casa em que não esteja ninguém.

 

Se tiveres mais sugestões para ajudar a preservar o meio ambiente, escreve nos comentários. Ficamos à espera do teu contributo para esta missão!

 

Junta-te a nós nesta missão de proteger e preservar o meio ambiente! Achaste este artigo interessante? Se tiveres alguma dúvida ou se quiseres que falemos sobre algum assunto específico, escreve nos comentários. Diverte-te a aprender com a Science4you!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *