O Slime Science4you é um Slime Seguro

Tens um pequeno cientista e queres perceber esta moda dos Slimes? Nós ajudamos a compreender um pouco melhor!

Os Slimes estão por todo o lado! De texturas diferentes, viscosos ou maleáveis, de cores atrativas, e até com purpurinas… No entanto podem ter composições e modos de fazer bem distintos!

Desde o Sparkling Slime, à Fábrica de Slimes Brilha no Escuro, e não esquecendo o nosso famoso Slime Fábrica Viscosa, os pequenos cientistas vão encontrar nestes kits tudo o que precisam para criar diferentes slimes. Com estes brinquedos Science4you vão poder explorar o mundo das substâncias viscosas de uma maneira segura e muito divertida.  

 

 

Mas o que é um Slime?

O Slime não tem uma definição fixa. Mas, entre miúdos e graúdos, estamos todos de acordo em defini-lo como uma massa viscosa, que pode até ser peganhenta e escorregadia!

O segredo para fazer Slimes é a criação desta massa viscosa, que é um polímero! Para o fazer, podem combinar-se vários ingredientes de diversas formas. Todas estas diferentes combinações vão permitir criar tantos slimes e tão diferentes. Sabe mais no nosso artigo “Slime para todos os gostos!”.

Com os kits da Science4you, os pequenos cientistas têm como ponto de partida os materiais dados e o livro educativo. Estes elementos, aliados a ingredientes simples e fáceis de encontrar em casa, vão permitir fazer os diversos Slimes.  

Assim, a segurança dos Slimes e das atividades científicas que podemos fazer depende inevitavelmente dos ingredientes utilizados e das combinações entre estes.

É por isso que, nos diversos kits da Science4you, todas as experiências se alicerçam numa maioria de substâncias alimentares e/ou inócuas. Como por exemplo o amido de milho, a gelatina, a goma de guar ou o alginato de sódio. Todos os componentes considerados químicos estão certificados pelas normas aplicáveis da segurança e certificação de brinquedos.

Todos os kits Science4you são seguros para os pequenos cientistas lá de casa. Os brinquedos Science4you que permitem fazer slime e não só, foram desenvolvidos e são devidamente testados por laboratórios especializados, de acordo com as boas práticas e normas de certificação de brinquedos.

 

O Boro

É um dos ingredientes incluídos em várias receitas de Slime que se encontram pela Internet, e que tanto tem dado que falar. Mas afinal o que é o boro?

O boro é um elemento químico que de um modo muito rápido permite criar slimes super elásticos. Pode ser encontrado em forma de ácido bórico, tetraborato de sódio, também conhecido como “bórax”. O boro pode ser utilizado dentro dos limites identificados na norma de segurança e certificação de brinquedos e não só.

No caso dos brinquedos, esse limite de utilização está estabelecido na norma EN 71 (Ensaio da Diretiva de Segurança dos Brinquedos da UE) e depende da categoria dos materiais que compõem o brinquedo. Quando falamos de materiais secos e quebradiços (Categoria I) o limite é 1200 mg/kg. No entanto, quando estamos na presença de materiais líquidos ou pegajosos (Categoria II) o limite já corresponde a 300 mg/Kg. Assim, quando presente nestes limites de utilização, o boro não é prejudicial e permite ter as brincadeiras com toda a segurança.

Além disso, quer o tretraborato de sódio como o ácido bórico podem ser utilizados como aditivo alimentar, de acordo com o legislado no Regulamento (UE) N.o 1129/2011. Este Regulamento lista o ácido bórico (E284) e o tetraborato de sódio (E285) como possível de utilizar, exclusivamente, na produção de ovas de esturjão (caviar) e com esses limites também definidos (4 000 mg/kg) . Isto acontece pois o caviar é, por tradição, conservado com tetraborato de sódio.

 

Seja com slimes pegajosos ou com um vulcão químico, a Science4you pretende, com os seus brinquedos, acima de tudo, que os pequenos cientistas estimulem a sua criatividade e aprendizagem de uma maneira didática, enquanto se divertem, sempre com toda a segurança necessária!

Conhece todos os nossos brinquedos que permitem fazer Slime aqui!

 

  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *