Largadas de balões – STOP!

A crescente preocupação ambiental é um tema comum à Science4you, por isso a largada de balões deixou de ser um extra disponível nas nossas festas de aniversário.  

 

Com a intensificação dos problemas ambientais – como as alterações climáticas, o excesso de poluição, a escassez de água, a extinção de espécies – a sociedade tornou-se mais atenta à necessidade de prevenir e corrigir os desequilíbrios que causamos no nosso planeta.

É muito importante que cada um de nós se esforce por reduzir o impacto que tem no planeta Terra. Todas as ações contam, até (e especialmente!) as mais pequenas.

Os desperdícios mais simples fazem uma grande diferença. Lembra-te, por exemplo, que os oceanos são formados graças a pequenas gotas.

Por tudo isto, a Science4you optou por acabar com as largadas de balões nas festas de aniversário que organizamos.  

 

É muito habitual vermos largadas de balões em casamentos, batizados, festas ou eventos desportivos. Apesar de resultar num efeito muito giro, estas largadas de balões são uma ação extremamente poluente.

 

Vamos explicar-te um pouco melhor porquê!

 

Porque é que as largadas de balões são poluentes?

Depois de serem lançados ao ar, os balões de hélio flutuam entre 4 a 6 horas. Mas tudo o que sobe, cai…E eventualmente os balões descem novamente, inteiros ou em pedaços.

E porque é que isto acontece? 

Porque as partículas do látex são muito abertas, permitindo a entrada de oxigénio para o interior do balão. Quando o hélio se transforma numa molécula de oxigénio, o balão deixa de conseguir voar. Ao caírem, os balões podem ficar presos nas árvores, aterrar em terra ou na água.

 

Muitos dos balões vendidos hoje em dia são de latéx, um material demora até seis meses a decompor-se. No entanto, este período é tempo mais do que suficiente para prejudicar o meio ambiente… Os animais que se deparam com estes balões podem ficar presos, ingeri-los e até mesmo sufocar.

Para além disto, na maioria das vezes os balões são lançados juntamente com fitas ou são colocadas luzes LED no seu interior. Estes materiais são ainda mais poluentes!

Sabias que uma pilha pode demorar até 500 anos a decompor-se?

 

A realidade é que produzimos lixo em excesso e é urgente invertermos este cenário. Junta-te a esta luta! Segue algumas das nossas dicas, cientista.

 

Dicas para seres mais ecológico:

Preservar o planeta é da responsabilidade todos nós. Para que possas fazer a tua parte vamos sugerir-te que sigas a política dos 3 R’’s:

Reduzir. Esta deve ser a tua prioridade. Prevenir a produção de resíduos inúteis é a melhor forma de os combater. Sugerimos-te alguns objetos que podes evitar no teu dia-a-dia: palhinhas, sacos de plástico, balões, folhas de papel e outros objectos descartáveis.

Reutilizar. O desafio é utilizares os mesmos objetos mais do que uma vez. Podes por exemplo: aproveitar os mesmos sacos para ires às compras, transformares roupas velhas em panos de cozinha e trocares as garrafas de água de plástico por um cantil (ou outra mais resistente).

Reciclar. Sempre que não for possível reutilizar um objeto, é super importante reciclá-lo. Separa o lixo comum das embalagens, do cartão e do vidro. É super fácil! Mais ainda: os supermercados costumam ter electrões (para as tecnologias estragadas), pilhões, e até podes deixar o óleo alimentar.

 

 

Gostavas de saber mais sobre o planeta Terra e como podes ajudar a preservá-lo? Lê os nossos artigos!

http://blog.science4you.pt/curiosidades/curiosidadesplaneta-terra-verde/

http://blog.science4you.pt/curiosidades/dia-mundial-preservacao-da-camada-do-ozono/

 

Já conheces a nossa linha de brinquedos de ecologia?

Diverte-te enquanto aprendes sobre a importância das energias renováveis e torna-te num verdadeiro agricultor!

 

 

-Science4you-

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *