10 De Junho – Dia de Portugal

10 de junho

Sabes por que motivo é assinalado este Feriado tão especial? É o que vamos descobrir, cientista!

No dia 10 de Junho, celebramos o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas! Se não sabes quem é o poeta Luís Vaz de Camões, vamos contextualizar-te!

O poeta Camões

Pensa-se que nasceu ou em Lisboa ou em Coimbra entre 1524 e 1525. Não tinha muito dinheiro e, por isso, viveu com um tio em Coimbra, onde estudou Humanidades: a nossa Língua, Literatura e História.

Em 1549 partiu para Ceuta em busca de aventura e juntou-se ao exército na luta contra os Mouros!

Sabias que foi durante uma grande batalha que perdeu o seu olho direito? É por isso que o vemos retratado com uma pala, como os piratas!

Morreu a 10 de Junho de 1580 e deixou publicada a sua obra, com grande reconhecimento nos dias de hoje para a nossa História e cultura, “Os Lusíadas”, um livro que canta os feitos dos portugueses, dedicado ao Rei D. Sebastião, que desapareceu na Batalha de Alcácer Quibir.

10 de junho - Camões

A História do Dia de Portugal

Sabias que, há muitos anos atrás, o dia 10 de Junho era chamado o “Dia da Raça”? “Raça Lusitana”, ou seja, todos os que eram portugueses: tanto os que estavam em Portugal como os que viviam por todo o mundo!  Foi na altura do Estado novo até à Revolução dos Cravos.

Após a Revolução, a celebração do dia 10 de Junho passou a prestar homenagem a Portugal, a Camões e às Comunidades Portuguesas.

Neste feriado, o Presidente da República e altas individualidades do Estado participam em cerimónias de comemorações do Dia de Portugal, que decorrem em diferentes cidades todos os anos!

10 de junho - portugal

 

Agora que já descobriste por que celebramos este feriado, aproveita-o da melhor forma com os teus brinquedos preferidos, Science4you!

 

';

Comments

  1. Silvia Santos

    As coisas boas que aprendemos com o SCIENCE4YOU! =D
    A mensagem facilmente chega à criançada e aos pais também! 😉
    Obrigada continuem com o bom trabalho e já agora feliz dia para todos nós! 😉

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *